Roberto Koch Sexteto
Participação especial: Marcelo Martins
Roberto Koch Sexteto
Marcelo Martins – sax alto e soprano
João Machala – trombone
Edward Ramirez – cuatro
Roberto Koch – contrabaixo
Manuel Rangel – maracas
Rodrigo Digão Brás – bateria
Roberto Koch nasceu em Caracas em 1974 e é considerado um dos baixistas mais versáteis da Venezuela. Começou a estudar música aos seis anos de idade, com formação clássica no violino. Aos 18 anos, mudou para o contrabaixo, concluindo seus estudos no Conservatório “Escuela de Música Lino Gallardo” (Caracas, Venezuela) com os renomados professores venezuelanos Telésforo Naranjo e Pedro Mauricio González. Paralelamente aos seus estudos e vida profissional, Koch sempre esteve envolvido na tradição musical venezuelana, tocando e gravando com os artistas folclóricos mais destacados do país.
Em 2013, Koch se mudou para a Suíça, onde obteve dois mestrados: Performance em Jazz (2015) e Pedagogia (2017) no Jazzcampus (Basileia, Suíça), estudando contrabaixo com os renomados professores Bänz Oester (CH) e Larry Grenadier (EUA).
Roberto Koch já tocou e/ou gravou com muitos dos artistas e grupos mais proeminentes da Venezuela, e fez turnês ao redor do mundo com alguns deles. Entre os artistas com quem colaborou estão Aldemaro Romero, Simón Díaz, Juan Carlos Nuñez, Aquiles Báez, Aquiles Machado, Alcides Rodríguez, Alexis Cárdenas, Eddy Marcano, Gualberto Ibarreto, Cecilia Todd, Claudia Calderón, Francisco Pacheco, Rafael “Pollo” Brito, Ilan Chester, Marco Granados, Huáscar Barradas, Cheo Hurtado, Ricardo Sandoval, BAK Trío, C4 Trío e Ahonda.
Seu interesse musical abrange música clássica, folclórica, jazz, música mundial e projetos de crossover. Para Roberto Koch, é fundamental manter-se atualizado, tocando constantemente em novos projetos, tanto como sideman quanto como líder de banda. Ele também colaborou com diversos artistas de jazz venezuelanos e internacionais, como Paquito D’Rivera, Dave Samuels, Edward Simon, Dave Kikoski, Steve Khan, Mike Stern, Adam Rogers, Anat Cohen, Mike Holober, Rudi Berger e Ksenija Sidorova.
Em 2008, Koch foi premiado como “Baixista de Latin Jazz do Ano” pelo site The Latin Jazz Corner (EUA). Ele apresentou workshops e aulas sobre música venezuelana em diversas instituições, incluindo Berklee College of Music, University of Tokyo e Jazz Campus em Basileia. Participou de mais de 50 gravações, não apenas na Venezuela, mas também nos EUA, Japão e Europa.
Como co-líder, Koch gravou na Venezuela com o BAK Trio (2007). Já em Basileia, Suíça, gravou um duo com o violonista brasileiro Aliéksey Viana, o álbum “Christina’s Party” (2017), e um duo com o pianista americano William Evans, o álbum “Quiet Journey” (2023). Atualmente, está preparando o lançamento de um novo álbum com seu sexteto Roberto Koch Group para 2025.
Marcelo Martins
Nascido em 23 de fevereiro de 1969 na cidade de Niterói, Rio de Janeiro, e possui uma carreira consolidada iniciada na infância. Com apenas oito anos, começou seus estudos na Orquestra Típica La Salle. Martins estudou com o saxofonista/flautista Renato Franco, cursou Teoria Musical no Conservatório de Música do Estado do Rio de Janeiro, e estudou harmonia e improvisação com os professores Sérgio Benevenuto e Blas Rivera. Posteriormente, estudou harmonia e arranjo com o maestro e trombonista Vittor Santos.
Marcelo Martins já gravou e trabalhou com diversas personalidades da música brasileira, incluindo Djavan, Antonio Adolfo, Cesar Camargo Mariano, Eumir Deodato, Airto Moreira & Flora Purim, Ed Motta, Gilberto Gil, João Bosco, Leila Pinheiro, Moacir Santos, Marcos Valle e Ivan Lins. Seu primeiro CD solo, “Do Outro Lado,” foi eleito pelo crítico Carlos Calado como um dos 10 melhores CDs de 2013.
Atualmente, Martins integra a Orquestra Atlântica como co-fundador ao lado de Jessé Sadoc, Aldivas Ayres e Danilo Sinna, atuando como arranjador, compositor e saxofonista. A Orquestra Atlântica tem se apresentado em shows pelo Brasil e gravou um projeto com o pianista e compositor Antonio Adolfo, chamado “Antônio Adolfo – Encontros – Orquestra Atlântica,” lançado em 2018 nos EUA pelo selo AA Music e posteriormente no Brasil. Este CD foi indicado ao Latin Grammy Awards 2019 na categoria Engenharia de Som.
Neste momento, Marcelo Martins está em turnê com o compositor e cantor Djavan (Turnê D 2023/2024) e acaba de gravar mais um projeto do pianista, compositor e arranjador Antonio Adolfo, a ser lançado em breve.
Programação
-
27/07 - Belo Horizonte
-
08/08 - Igreja Matriz CMD
-
09/08 - Tabuleiro
-
10/08 - Tabuleiro
-
11/8 - Tabuleiro
27/07 - Belo Horizonte
27/07
Belo Horizonte
Lançamento do festival, com exibição de vídeos sobre Tabuleiro e Conceição
- 21:30 - Hermeto Pascoal e Grupo (AL/RJ)
- 23:30 - Chico Amaral Quarteto (BH)
08/08 - Igreja Matriz
08/08 - Igreja Matriz CMD
Concerto de Abertura
- - 20:00 - Orquestra Opus (BH), maestro Leonardo Cunha (BH) e solistas Otávio Castro (RJ), Fernando Araújo (BH) e Caxi Rajão (CMD)
09/08 - Tabuleiro
09/08 - Tabuleiro
- 20:30 - Adrielle Assis (CMD)
- 22:15 - Elaine Abras (CMD) convida Beto Lopes Trio (BH)
- 23:45 - DJ Deco Lima (CMD)
10/08 - Tabuleiro
10/08
Tabuleiro
- 17:00 - Júlia Guedes (CMD), ganhadora do Prêmio Prata da Casa do 1o. FESCOMDE
- 18:30 - Exibição do documentário José Aparecido de Oliveira: "O Maior Mineiro do Mundo".
- 20:30 - Rez Abbasi Acoustic Quartet com Bill Ware (Paquistão/EUA)
- 22:15 - Nivaldo Ornelas Quarteto (BH/RJ)*
- 00:00 - Roberto Koch Sexteto (Venezuela) - Participação Especial Marcelo Martins (RJ)
*Nivaldo recebe o Prêmio Carlos Brandão
11/8 - Tabuleiro
11/08 - Tabuleiro
- 11:00 - Felipe José (São João del Rey) e Daniel Othechar (Candeias)
- 11:45 - Recriações Poéticas: Lançamento do livro e intervenção poético-sonora da escritora Naíssa Raj
- 12:15 - Laís Gomes e Vinícius Gomes (Campinas), vencedores do 1o. Prêmio do 1o. FESCOMDE
- 15:00 - Minas Messengers (EUA/BH) e Feya Faku (África do Sul)
- 16:45 - Antônio Loureiro Trio (BH/SP) convida Kevin Hays (EUA)