Felipe José e Daniel Othechar

Daniel Othechar é músico, percussionista, ritmista e construtor de instrumentos musicais, com mais de vinte anos de estudo em diversas escolas. Especialista em instrumentos alternativos e sucatas, ele estudou música contemporânea e ritmos senegaleses e africanos com o maestro senegalês Mamour Ba durante dez anos. Integrante do grupo Conexão Tribal African Beat, Daniel participou de vários festivais nacionais e internacionais, caravanas de arte em toda América Latina, programas de TV, palestras e trabalhos de musicoterapia ao lado de Mamour Ba.

Daniel desenvolveu uma pesquisa de ritmos flamencos sapateados em fusão com ritmos africanos. Atualmente, ele se dedica a pesquisas de cânticos tradicionais das marujadas da região da Serra do Espinhaço e trabalhos de musicoterapia utilizando tambores e elementos rítmicos. Educador e integrante da Marujada (Irmandade dos Pretos de Nossa Senhora do Rosário) de Conceição do Mato Dentro, ele também participa dos projetos Filhos do Sonho, Troque Toque e Arteiros, dando aulas e realizando espetáculos, formando e educando pessoas de todas as idades na arte da percussão e construção de instrumentos musicais em diversas instituições de ensino de Belo Horizonte.

Daniel desenvolveu trabalhos de musicoterapia com crianças especiais e deficientes auditivos e visuais no projeto Educação pelo Tambor. Além disso, trabalhou em projetos como Fica Vivo, Árvore da Vida, Troque Toque, Querubins, Conviver Saber Social e no aterro sanitário da SLU, entre outros. Ele também atua na área de educação ambiental, realizando pesquisas sobre reaproveitamento de resíduos sólidos, conscientização, artes plásticas, grafite, musicalização e construção de instrumentos musicais com materiais reaproveitados do lixo e da natureza.

Felipe José

Músico multi-instrumentista, compositor, professor e pesquisador, Felipe José já se apresentou e ministrou oficinas em diversos estados brasileiros e em países das Américas do Sul e do Norte, Europa e Ásia. Desde 2010, ele tem realizado diversas residências artísticas no Brasil e em países como Uruguai, Butão, França, Estados Unidos, Colômbia e Indonésia. Formado em composição, mestre em processos analíticos e criativos, Felipe atualmente realiza doutorado sobre a música de Hermeto Pascoal na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Felipe integrou a Itiberê Orquestra Família e o Grupo Ramo, além de participar de diversos discos da cena musical mineira e brasileira. Ele recebeu os prêmios BDMG Instrumental (2008 e 2021), Prêmio Pixinguinha (FUNARTE, 2008) e uma bolsa do Instituto Goethe (2021). Atualmente, é diretor musical do projeto de pesquisa e criação a partir do acervo de instrumentos do inventor mineiro Marco Antônio Guimarães e professor na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

Programação

Tabuleiro
  1. 27/07 - Belo Horizonte

  2. 08/08 - Igreja Matriz CMD

  3. 09/08 - Tabuleiro

  4. 10/08 - Tabuleiro

  5. 11/8 - Tabuleiro

27/07 - Belo Horizonte

27/07
Belo Horizonte

Lançamento do festival, com exibição de vídeos sobre Tabuleiro e Conceição

  • 21:30 - Hermeto Pascoal e Grupo (AL/RJ)
  • 23:30 - Chico Amaral Quarteto (BH)

08/08 - Igreja Matriz

08/08 - Igreja Matriz CMD

Concerto de Abertura

  • - 20:00 - Orquestra Opus (BH), maestro Leonardo Cunha (BH) e solistas Otávio Castro (RJ), Fernando Araújo (BH) e Caxi Rajão (CMD)

09/08 - Tabuleiro

09/08 - Tabuleiro

  • 20:30 - Adrielle Assis (CMD)
  • ⁠22:15 - Elaine Abras (CMD) convida Beto Lopes Trio (BH)
  • ⁠23:45 - DJ Deco Lima (CMD)

10/08 - Tabuleiro

10/08
Tabuleiro

  • 17:00 - Júlia Guedes (CMD), ganhadora do Prêmio Prata da Casa do 1o. FESCOMDE
  • 18:30 - Exibição do documentário José Aparecido de Oliveira: "O Maior Mineiro do Mundo".
  • 20:30 - Rez Abbasi Acoustic Quartet com Bill Ware (Paquistão/EUA)
  • 22:15 - Nivaldo Ornelas Quarteto (BH/RJ)*
  • 00:00 - Roberto Koch Sexteto (Venezuela) - Participação Especial Marcelo Martins (RJ)
  • *Nivaldo recebe o Prêmio Carlos Brandão

11/8 - Tabuleiro

11/08 - Tabuleiro

  • 11:00 - Felipe José (São João del Rey) e Daniel Othechar (Candeias)
  • 11:45 - Recriações Poéticas: Lançamento do livro e intervenção poético-sonora da escritora Naíssa Raj
  • ⁠12:15 - Laís Gomes e Vinícius Gomes (Campinas), vencedores do 1o. Prêmio do 1o. FESCOMDE
  • 15:00 - Minas Messengers (EUA/BH) e Feya Faku (África do Sul)
  • 16:45 - Antônio Loureiro Trio (BH/SP) convida Kevin Hays (EUA)