Minas Messengers e Feya Faku
Feya Faku – Trompete
Magno Alexandre – Guitarra
Mike Eckroth – Piano
Stephan Kurmann – Contrabaixo
André “Limão” Queirós – Bateria
Liderado pelo pianista e tecladista Michael Eckroth, o ensemble Minas Messengers explora o diálogo entre o jazz e a música de Minas Gerais. Apresentando as composições de Eckroth (alternando com standards de jazz e standards brasileiros), este coletivo é composto por sidemen das estrelas da cena musical de Minas Gerais ao longo dos últimos 50 anos – as vozes mais fortes da música instrumental da região, todos atualmente baseados na órbita de Belo Horizonte.
Para este concerto, o trompetista Feya Faku se junta ao grupo, adicionando suas composições coloridas, arraigadas nos ritmos e nas melodias da África do Sul. As composições de Eckroth variam desde o uso de idiomatismos rítmicos brasileiros comuns até composições diretamente influenciadas por músicos da cena do Clube da Esquina, passando por criações que sobrepõem várias influências composicionais sobre padrões rítmicos distintos do congado.
Feya Faku
Nascido em New Brighton, Feya Faku é um trompetista de jazz renomado, conhecido por sua sonoridade suave e bem orquestrada. Formado por grandes lendas do jazz sul-africano, como Bra Winston Mankunku, Bra Tete Mbambisa, Makhaya Ntshoko, Pat Matshikiza, Bra Dudley Tito, Victor Ntoni e Bra Barney Rachabane, Faku iniciou sua jornada musical de forma informal, recebendo apoio dos músicos locais mencionados. Posteriormente, matriculou-se na Universidade de Natal para estudar com Darius Brubeck. Foi em Durban que sua carreira floresceu, formando um quinteto com Zim Ngqawana, Melvin Peters e Lex Futshane, que apoiou grandes nomes do jazz sul-africano no The Rainbow Jazz Club and Restaurant.
Nos anos 90, Faku começou a fazer turnês internacionais com Abdullah Ibrahim, Bheki Mseleku, Winston Mankunku Ngozi, Sylvia Mdunyelwa, entre outros. Ele gravou oito álbuns como líder e participou de diversas outras gravações com músicos ao redor do mundo. Em 2019, Faku fez uma pausa na música devido a problemas de saúde, mas voltou com força total em 2021, lançando dois álbuns: “Live At The Birds Eye” com um quinteto suíço e “Impilo”, gravado com o pianista cubano David Virelles e o baixista Fabian Gisler.
Em 2024, Feya Faku lançará um CD duplo, gravado em Basel, Suíça, contando com Bokani Dyer no piano, Domenic Landolf no saxofone tenor e flauta alto, e Sphelelo Mazibuko na bateria.
DISCOGRAFIA:
- Hommage
- Tacit
- The Colours They Bring
- Hope and Honor
- Lengoma
- Spirit Jazz Orchestra
- Live At The Birds Eye
- Impilo
Michael Eckroth
Michael Eckroth é um pianista e tecladista renomado, ativo em Nova York e internacionalmente. Ele já trabalhou extensivamente com ícones do jazz como John Scofield, Ron McClure, Eliot Zigmund e Paul McCandless. Além de ser um talentoso jazzista, Michael também é reconhecido por sua habilidade em formas musicais latino-americanas, recebendo uma indicação ao Grammy por seu trabalho no álbum de música cubana da Orquesta Akokan em 2018. Ele possui um PhD pela Universidade de Nova York e atualmente é professor de Música Jazz na Florida International University.
Em 2023, Michael recebeu uma bolsa Fulbright para realizar uma série de projetos de gravação, escrita e performance em Belo Horizonte, Brasil, sediado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com término previsto para 2024.
Ao longo de sua carreira, Michael se apresentou em locais icônicos como o Blue Note, Birdland, Lincoln Center e festivais internacionais como o North Sea Jazz Festival e WOMAD. Ele é também um artista prolífico no estúdio, compositor e arranjador, liderando seu próprio grupo, o Michael Eckroth Group, e co-liderando a Orquesta Akokan. Em 2024, Michael lançará três álbuns, incluindo um com os professores do Factet da FIU, um novo álbum do Michael Eckroth Group, “Human Geography” (pelo selo TRCC), e o terceiro álbum da Orquesta Akokán, “Caracoles” (Daptone Records).
Citação: “Um músico renascentista moderno com insights sobre a música que vão te surpreender.” – Raul DaGama, Latin Jazz Network, crítica para a “Piano and Rhythm”
Programação
-
27/07 - Belo Horizonte
-
08/08 - Igreja Matriz CMD
-
09/08 - Tabuleiro
-
10/08 - Tabuleiro
-
11/8 - Tabuleiro
27/07 - Belo Horizonte
27/07
Belo Horizonte
Lançamento do festival, com exibição de vídeos sobre Tabuleiro e Conceição
- 21:30 - Hermeto Pascoal e Grupo (AL/RJ)
- 23:30 - Chico Amaral Quarteto (BH)
08/08 - Igreja Matriz
08/08 - Igreja Matriz CMD
Concerto de Abertura
- - 20:00 - Orquestra Opus (BH), maestro Leonardo Cunha (BH) e solistas Otávio Castro (RJ), Fernando Araújo (BH) e Caxi Rajão (CMD)
09/08 - Tabuleiro
09/08 - Tabuleiro
- 20:30 - Adrielle Assis (CMD)
- 22:15 - Elaine Abras (CMD) convida Beto Lopes Trio (BH)
- 23:45 - DJ Deco Lima (CMD)
10/08 - Tabuleiro
10/08
Tabuleiro
- 17:00 - Júlia Guedes (CMD), ganhadora do Prêmio Prata da Casa do 1o. FESCOMDE
- 18:30 - Exibição do documentário José Aparecido de Oliveira: "O Maior Mineiro do Mundo".
- 20:30 - Rez Abbasi Acoustic Quartet com Bill Ware (Paquistão/EUA)
- 22:15 - Nivaldo Ornelas Quarteto (BH/RJ)*
- 00:00 - Roberto Koch Sexteto (Venezuela) - Participação Especial Marcelo Martins (RJ)
*Nivaldo recebe o Prêmio Carlos Brandão
11/8 - Tabuleiro
11/08 - Tabuleiro
- 11:00 - Felipe José (São João del Rey) e Daniel Othechar (Candeias)
- 11:45 - Recriações Poéticas: Lançamento do livro e intervenção poético-sonora da escritora Naíssa Raj
- 12:15 - Laís Gomes e Vinícius Gomes (Campinas), vencedores do 1o. Prêmio do 1o. FESCOMDE
- 15:00 - Minas Messengers (EUA/BH) e Feya Faku (África do Sul)
- 16:45 - Antônio Loureiro Trio (BH/SP) convida Kevin Hays (EUA)