Natalia Bernal e Jason Ennis encontram Gustavo Figueiredo Trio
Natalia Bernal (voz)
Jason Ennis (violão e guitarra)
Gustavo Figueiredo (teclados)
Nathan Morais (baixo)
Bruno Souza (bateria)
A vocalista chilena Natalia Bernal cresceu na bela cidade costeira de Iquique, situada entre o Oceano Pacífico e o Deserto do Atacama. Residente nos Estados Unidos desde 2003, seu som incorpora o drama e a intensidade das paisagens naturais de sua terra natal.
Desde muito jovem, ela foi imersa em uma rica tradição musical: aprendeu os grandes clássicos da música latino-americana com seu pai chileno e sua mãe uruguaia, e absorveu profundamente a Música Popular do Chile, Argentina, Uruguai, Cuba, Peru e Brasil.
Por meio de seus estudos na Escuela Moderna de Música (Chile) e na Berklee College of Music (EUA), Natalia ampliou seu vocabulário no jazz para criar um tapeçário sonoro exuberante, que permanece impregnado dos ritmos e melodias dos trovadores da América Latina.
Inspirada pelo legado cultural vibrante e pela impressionante beleza natural do Chile, sua terra natal, o projeto mais recente de Natalia Bernal, En Diablada, funde tradições folclóricas andinas e sul-americanas com elementos de jazz, blues e rock.
En Diablada é uma janela vívida para a mente de Natalia e seus sonhos com o Deserto do Atacama, os povos que habitaram aquelas terras há milhares de anos, e como o legado deles pode nos ensinar a navegar os novos paradigmas da sociedade.

Jason Ennis
O guitarrista Jason Ennis é uma voz vibrante no mundo do jazz contemporâneo. Seu som único, groove profundo e sensibilidade interpretativa, aliados a uma formação diversa em jazz, blues, música brasileira e música clássica, fazem dele um artista muito requisitado como solista, acompanhante, líder de banda e diretor musical.
Graduado em música pela Middlebury College, Jason também estudou na Berklee College of Music (Boston) e no San Francisco Conservatory of Music. Atualmente reside em Pittsfield, Massachusetts (EUA) e atua como professor titular de música no Dartmouth College (New Hampshire), além de ser Artista Associado em Guitarra Jazz e co-diretor dos pequenos grupos de jazz no Williams College (Massachusetts).
Em junho de 2022, lançou seu primeiro álbum solo, Jota Sete. É cofundador do trio de world-jazz La Voz de Tres, do trio colaborativo Tone Forest, e atua como co-compositor e diretor musical de En Diablada, projeto de música autoral da vocalista chilena Natalia Bernal.

Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo é pianista, compositor e arranjador, trabalhou com importantes músicos pelo país, como: Vander Lee, Beto Guedes, Nivaldo Ornelas, Marku Ribas, Leila Pinheiro, Céu, Paula Lima, Toninho Horta e outros. Ganhador do Prêmio BDMG Instrumental em 2007.
Com seu trabalho próprio vem tocando em diversos festivais e shows pelo país. Em 2014 lançou o CD intitulado “Trio” e em 2015 gravou um DVD ao vivo. No final de 2018 estreou um novo trabalho interpretando importantes compositores da música brasileira, com novos arranjos e uma linguagem contemporânea. Em 2019 estreou sua carreira na Europa com shows em Lisboa e Cascais (Portugal). Em 2020 lançou dois singles autorais “na mente” e “viva.” Em outubro/2021 lançou seu novo álbum, “Antes do fim”, que além do seu trio, conta com a participação de Kadu Vianna e Marcelo Dai nos vocais. No início de 2025 lançou seu novo single autoral “Next Step”.
É curador do “Tudo é Jazz”, um dos maiores festivais de jazz do país, assina a produção musical e arranjos do projeto, “Taí, Carmem Miranda por Sônia Andrade” e é arranjador do show “Beatles da Esquina”, com Daniel Lima e participações de Flávio Venturini, Roberta Campos Isabella Taviani. Atualmente está em fase de produção de seu novo álbum com participação do harmonicista Gabriel Grossi.
