Tabuleiro Jazz Festival
O Tabuleiro Jazz Festival chega à sua quarta edição trazendo, além de um time de grandes artistas do Brasil e do mundo, uma novidade na programação. Este ano, o evento, que acontece no Distrito de Tabuleiro, em Conceição do Mato Dentro (MG), será lançado em Belo Horizonte, com um show do multi-instrumentista Hermeto Pascoal e grupo.
A noite será fechada com show de Chico Amaral Quarteto, que reúne nomes reconhecidos na cena musical – Chico Amaral, no sax, Christiano Caldas, no piano, Pablo Souza no baixo acústico e André Limão Queirós, na bateria.
As apresentações acontecem na Autêntica, no dia 27 de julho, a partir das 21h30. Os ingressos estão à venda no Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/tabuleiro-jazz-festival-com-hermeto-pascoal-e-grupo-chico-amaral-quarteto/2546345
De acordo com o curador do festival, o músico Alieksey Vianna, a intenção do show prévio em Belo Horizonte é aproximar ainda mais o público da capital mineira do Tabuleiro Jazz Festival que, em sua última edição, reuniu 4 mil pessoas. “Esse show é uma mostra do que vai acontecer em Tabuleiro, durante os quatro dias de programação. O festival atrai pessoas de todo o Brasil e de Minas, mas tem um grande público em Belo Horizonte e, este ano, escolhemos a cidade para levar um pouquinho do espírito dessa grande festa da música e fazer o convite pessoalmente”, conta.
Hermeto Pascoal
No show do Tabuleiro Jazz Festival em Belo Horizonte, Hermeto Pascoal vem acompanhado de Fábio Pascoal (percussão), Itiberê Zwarg (baixo), Felipe Montanaro (piano), Jota P (saxes e flautas) e Ajurinã Zwarg (bateria).
Uma das figuras mais influentes na música brasileira e internacional, o compositor, arranjador e multi-instrumentista acaba de lançar o álbum de inéditas “Pra você, Ilza”, homenagem póstuma à esposa Ilza Silva.
Hermeto, que completou 88 anos, é autor de mais de 10 mil composições. Com uma discografia extensa e diversificada, ele lançou 35 álbuns, mostrando sua habilidade em mesclar gêneros e estilos. Sua genialidade e a facilidade com que explora e tira sons de instrumentos diversos, convencionais ou não, é conhecida em todo o mundo.
Além de sua carreira solo, compôs para orquestras e realizou performances inovadoras, integrando sons da natureza e do ambiente urbano em suas composições.
Na carreira internacional, teve suas músicas gravadas por grandes nomes do jazz, como Miles Davis. Em 2019, Hermeto também foi reconhecido com um Grammy Latino pelo álbum “Hermeto Pascoal e Sua Visão Original do Forró”, e em 2018, pelo álbum “Natureza Universal” com a Big Band (Scubidu Music).
No ano passado, quando também realizou turnês pela Europa, América do Norte e Japão, recebeu o mais alto título da prestigiada escola de ensino superior de Música, Dança e Dramaturgia dos Estados Unidos, a Juilliard School, entregue pelo multi-instrumentista e trompetista Wynton Marsalis.
Seu álbum mais recente, “Pra você, Ilza”, foi lançado em maio deste ano. O filho, Fábio Pascoal, que divide a direção artística do álbum com Hermeto e assina a produção musical, destaca o tributo à mãe, Ilza da Silva, cuja presença segue viva. “Selecionamos as músicas a partir de um livro dedicado a ela, escrito por Hermeto entre 1999 e 2000, que abriga uma rica variedade de ritmos. Inicialmente, Hermeto optou pelas primeiras páginas, repletas de choros. Contudo, fiel à sua genialidade e à sua capacidade de transcender limites, ele também incorporou outros ritmos universais ao projeto. Ilza nos acompanha em cada nota tocada”, afirma.
Chico Amaral Quarteto
Neste show, o grupo apresenta um repertório baseado no trabalho mais recente de Chico Amaral, o disco virtual Canções Brasileiras, uma leitura instrumental de clássicos de nossa música, compostos por nomes como Villa-Lobos, Milton Nascimento, Vinícius de Moraes, Edu Lobo e outros. Completam o programa, algumas composições do saxofonista, sempre abrindo espaço ao improviso dos músicos.
Programação – Tabuleiro/Conceição do Mato Dentro
Em Conceição do Mato Dentro, a programação é gratuita e acontece de 8 a 11 de agosto, com concertos, shows, oficinas de música, atividades voltadas para o meio ambiente e a tradicional feira gastronômica com produtos típicos locais.
No dia 8 de agosto, o concerto de abertura na Igreja Matriz traz a Orquestra Opus, acompanhada dos solistas Fernando Araújo, Otávio Castro e Caxi Rajão.
No dia 9, a programação passa a ser realizada no distrito de Tabuleiro, com shows de artistas regionais. Se apresentam Adriele Assis, DJ Deco Lima e Elaine Abras com o Beto Lopes Trio.
No fim de semana, dias 10 e 11, passarão pelo palco do Tabuleiro Jazz Festival grandes grupos e artistas como Nivaldo Ornelas Quarteto (BH/RJ), Rez Abbasi Acoustic Quartet com Bill Ware (Paquistão/EUA), Roberto Koch Sexteto (Venezuela), Minas Messengers (EUA/BH), Feya Faku (África do Sul), Antônio Loureiro Trio (BH/SP), Kevin Hays (EUA) e Marcelo Martins (RJ), Felipe José (São João del Rei) e Daniel Othechar (Candeias).
Também se apresentarão as vencedoras do 1º FESCOMDE – Festival da Canção de Conceição do Mato Dentro, Júlia Guedes (Prata da Casa) e Laís Gomes (1º prêmio).
O curador Aliéksey Vianna explica que a escolha dos artistas passou pela diversidade musical. “Temos desde o guitarrista Rez Abbasi, que mistura o jazz com suas origens paquistanesas, até Kevin Hays, um dos mais importantes pianistas da cena nova-iorquina atual, passando pelo lirismo do trompetista sul africano Feya Faku e ritmos frenéticos da Venezuela explorados pelo contrabaixista Roberto Koch. Mostraremos também uma bela diversidade de cantautoras mineiras: Laís Gomes, Júlia Guedes, Elaine Abras e Adrielle Assis. Tudo isso com a luxuosa colaboração de alguns dos melhores instrumentistas de Minas e até de outros estados e países”.
Ele destaca ainda a homenagem do festival ao mestre Nivaldo Ornelas, “um dos maiores expoentes da música instrumental mineira e brasileira”, afirma.
Homenagem a Nivaldo Ornelas
A cada edição, o festival presta homenagem a um artista de destaque da música instrumental com a entrega do Prêmio Carlos Brandão. Este ano, o homenageado é o saxofonista, flautista, compositor e arranjador Nivaldo Ornelas.
Carlos Brandão foi o idealizador do Tabuleiro Jazz Festival, que nasceu com o objetivo de promover um festival que unisse música de qualidade à deslumbrante natureza de Conceição do Mato Dentro, com a participação e envolvimento da comunidade local.
Oficinas de formação musical
A programação contará ainda com oficinas gratuitas de formação musical. Uma delas é a oficina de Criação e Prática de Conjunto, com os professores Felipe José e Rafael Martini, aberta a músicos, estudantes de música e interessados em práticas vocais e instrumentais. O objetivo é conceber e realizar uma composição coletiva, oferecendo uma experiência imersiva no ato criativo que se pode gerar a partir da própria prática instrumental.
Outra oficina oferecida pelo festival é a de Harmonia Funcional, com o professor Júlio Marques, dirigida a instrumentistas e cantores, para proporcionar uma imersão no estudo da harmonia aplicada à música popular.
Na oficina de Inicialização à Linguagem do Jazz, o professor Néstor Lombida vai promover a introdução dos participantes à rica linguagem do jazz, explorando técnicas e conceitos fundamentais. O foco são os instrumentos de sopro e percussão. Os participantes são os músicos da Banda da Lira da Paz, de Conceição do Mato Dentro, e convidados.
No dia 9 de agosto, haverá o encontro “ECOS – Do Jazz ao Clube da Esquina” quando o músico Nivaldo Ornelas vai apresentar ao público o seu mais recente projeto – o Caderno de Partituras ECOS, com 10 obras inéditas para instrumentistas e foco na alta performance. O encontro também abordará o tema “Improvisação e Liberdade de Criação”, tendo como base a sua obra autoral.
As oficinas acontecem de segunda à sexta-feira (5 a 9 de agosto), em Conceição do Mato Dentro. Todas as oficinas serão realizadas a partir das 17h para permitir a ampla participação dos que estudam/trabalham. Inscrições pelo e-mail tjf@minueto.com
Meio ambiente
Outras oficinas abordando o meio ambiente e saberes regionais também estão programadas para os dias 10 e 11 de agosto, em Tabuleiro, e poderão ser conferidas em breve no site do festival www.tabuleirojazzfestival.com.br
No Tabuleiro Jazz Festival, o Espaço Educacional Contraponto, em parceria com a Associação de Catadores (ASCAMATO), será responsável pela gestão de resíduos do evento.
Junto com a Associação Comunitária do Tabuleiro (ASCOTA), realizará o reflorestamento de uma das nascentes da comunidade. O centro de educação popular estará presente também com uma instalação pedagógica, para promover conscientização ambiental do público e atuar como facilitador de oficinas de educação ambiental dirigidas a crianças.
Festa da música e da natureza
Realizado no distrito de Tabuleiro, conhecido destino do ecoturismo, com a maior cachoeira de Minas e a terceira do Brasil, o Tabuleiro Jazz Festival é uma verdadeira festa da música, integrada à natureza.
Além de cativar o público com espetáculos de alta qualidade e artistas consagrados, o evento promove encontros memoráveis entre músicos do Brasil e do mundo. Já passaram pelo palco do festival nomes consagrados como Kenny Barron, Paul McCandless, Michael Eckroth e Paul Hanson (EUA), Stephan Kurmann (Suíça), Nguyen Lê (França/Vietnã), Maria João (Portugal), Aydin Esen (Turquia) e Nat Su (Camarões/Suíça), além de grandes artistas brasileiros do jazz e da MPB, como André Mehmari, André Dequech, Toninho Horta, Joyce e Carlos Malta.
Artistas e grupos locais, como Caxi Rajão e Quebra Tabu, também já se apresentaram no Festival, que tem como um dos seus pilares a diversidade.
O evento busca ainda a valorização da cultura e da gastronomia local e promove a formação e o aperfeiçoamento musical, por meio de oficinas gratuitas abertas ao público.
Conceição do Mato Dentro
A natureza de Conceição do Mato Dentro, localizada na região Central de Minas, é um espetáculo à parte. Referência nacional no ecoturismo, o município conta com várias cachoeiras, grutas, piscinas naturais e sítios arqueológicos. Entre os seus grandes atrativos está a Cachoeira do Tabuleiro, a maior de Minas e a terceira do Brasil, considerada uma das sete maravilhas da Estrada Real.
Além das belezas naturais, Conceição do Mato Dentro se destaca pela riqueza de seu patrimônio arquitetônico, com construções do século XVIII, de sua gastronomia, com o famoso pastel de angu e os doces mineiros, e também pelas manifestações culturais e festas religiosas, como o Jubileu do Senhor Bom Jesus do Matozinhos e a Marujada.
A quarta edição do Tabuleiro Jazz Festival conta com o patrocínio da Anglo American e produção da Minueto.