Show dia 24/07 - CMD

PianOrquestra

 O trabalho do PianOrquestra é fruto de uma longa pesquisa acadêmica, com base nas técnicas de piano preparado e piano expandido popularizadas por John Cage no início do século. Aplicadas de maneira lúdica e criativa, resultam em um trabalho pioneiro na música popular brasileira. 
O grupo vem impactando platéias e conquistando uma grande atenção da mídia devido a sua qualidade e originalidade desde sua estréia em agosto de 2003. Com o lançamento do DVD em 2007, o grupo conquistou um retorno de mídia muito fora do comum para o segmento da música instrumental de qualidade. Foi capa dos segundos cadernos dos principais jornais das cidades por onde passou.

O grupo se destaca pela originalidade e qualidade com um trabalho que envolve quatro pianistas, uma percussionista e um piano preparado. Considerado um dos “10 melhores concertos do ano” pelo Jornal O Globo; em 2016, recebeu a maior pontuação das 3 Américas para participar do showcase Classical Next, na Holanda; vem realizando temporadas com casa esgotada nas principais capitais do Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Brasília, Belo Horizonte).

Com luvas, baquetas, palhetas de violão, fios de náilon, sandálias de borracha, peças de metal, madeira, tecido e plástico, o PianOrquestra explora as infinitas possibilidades de timbres e sonoridades produzidos pelo piano, transformando o instrumento em sua própria orquestra.

O PianOrquestra tem direção musical do consagrado pianista Claudio Dauelsberg, que se apresenta ao lado das pianistas Amanda Kohn, Nathália Martins e Veronica Fernandes, e da percussionista MAKO. O grupo explora de forma inédita os elementos étnicos das raízes brasileiras, em interpretações virtuosas, sem abrir mão da sensibilidade, delicadeza e lirismo, num repertório que contém samba, ciranda, repente, maracatu, entre outros ritmos brasileiros mesclados com influências mundiais contemporâneas.

Participou de programas de TV como Fantástico, Altas Horas, Faustão, Programa do Jô, Partituras, Terra Brasilis (MusicBox Brasil), Start (GNT), Instrumental Sesc TV,  Jornal O Globo, Canal Curta, entre outros. Premiado pelo Rumos do Itaú Cultural e pela Telemar em 2005, o grupo é presença constante em importantes palcos e festivais de música por todo o Brasil. O grupo já tem dois DVDs lançados com grande sucesso e reconhecimento do público e da mídia, lotando teatros por todo o Brasil.

Desde 2003, as 10 mãos e 1 piano se apresentaram em importantes palcos internacionais.

Paulo Santos

Paulo Santos 2

Membro e cofundador do grupo brasileiro de música instrumental UAKTI durante os 37 anos de sua existência, Paulo Santos ajudou o conjunto a se tornar um dos mais conhecidos no Brasil e no mundo, tendo gravado com artistas como Milton Nascimento, Paul Simon e Philip Glass.

Paralelamente, Paulo compôs trilhas para cinema – “O Lôdo”, de Helvécio Ratton, “Fronteira”, de Rafael Conde, “A Queda”, de Diego Rocha, performances e instalações e

vídeos com o videomaker Éder Santos. Entre outros projetos, desenvolve parceria com o Hurtmold, banda paulistana de rock instrumental cujo álbum “Curado” foi lançado pelo selo Sesc em 2016 e relacionado entre os 20 melhores álbuns deste mesmo ano pela PCA-Associação Paulista de críticos de Arte.

Lançou em 2022 pelo Selo Sesc o álbum “Chama”, segundo trabalho solo.

Colaborações e gravações: Benjamim Taubkin, Palavra Cantada, Juçara Marçal, Rodrigo Brandão, Sun Ra Archestra, Brian Jackson, Grupo Corpo.

PROGRAMAÇÃO