TABULEIRO JAZZ FESTIVAL

Aydin Esen

A obra do pianista e compositor Aydın Esen (Istambul – Turquia) traz uma investigação pioneira de uma nova forma estética, que identifica toda a gama da atividade intelectual e emocional humana como a semente da arte musical. Desde o início dos anos 70, desde os anos de conservatório, Esen ofereceu sua própria música sofisticada, não formativa, mas de extrema precisão, que não pertence a nenhum sistema ou grupo, criando uma nova etapa na história musical. Aydin teve suas primeiras aulas de piano com seu pai, exímio trompetista, e tocou na banda dele quando ainda era muito jovem. Depois de se formar no Conservatório de Istambul, em 1980, com o Primeiro Prêmio em piano e composição, Esen foi convidado a estudar piano, composição e regência em Oslo, na Norwegian State Academy of Music.

Em 1983, recebeu um convite de Gary Burton e Steve Swallow da Berklee College of Music e viajou para os EUA. Ele se formou na Berklee em um ano e recebeu um Diploma de Artista especial do grande Oscar Peterson por sua conquista. Ele também concluiu um mestrado no New England Conservatory. Em 1989, Esen recebeu o Primeiro Prêmio no Concurso Internacional de Piano em Paris e, no Concurso de Piano de 1998, foi convidado como membro do júri.

Durante e desde seus dias em Boston, ele gravou álbuns e se apresentou com alguns dos maiores artistas de jazz contemporâneo dessa época, incluindo Eddie Gomez, George Garzone, Steve Smith, Miroslav Vitous, Dave Liebman e muitos outros. Sua discografia inclui lançamentos da JazzCity, Columbia e Sony Records. Atualmente, Esen é professor convidado do Jazzcampus – a Academia Musical da Basileia e continua em turnê, apresentando-se e conduzindo workshops sobre música contemporânea.