TABULEIRO JAZZ FESTIVAL

Stephan Kurmann

Ao longo da carreira, o Kurmann (Basiléia-Suíça) participou de vários festivais pelo mundo, tocando com várias lendas do jazz como Chet Baker, Mal Waldron, Haral Mabern, Lee Konitz, Kirk Lightsey, Steve Grossman e outros. Em 1987, Kurmann finalizou seus estudos na renomada Swiss Jazz School na cidade de Berna e, ao mesmo tempo, tocava na Orquestra Sinfônica “Basel Sinfonietta”.

Os ritmos “calientes” de Cuba sempre exerceram um verdadeiro fascínio no artista que, durante três anos, trabalhou e estudou na ilha de Fidel. Nessa época, Kurmann fez inúmeras apresentações na TV e no rádio, com grandes nomes da música cubana, como os famosos grupos “Cubanismo” e o “Havana Jazz Trio”.

A experiência adquirida ao longo dos anos deu ao músico uma grande intimidade com os mais variados estilos do jazz, seu timing perfeito e seu intenso senso musical concedem um grande suporte rítmico a todas as bandas com as quais toca. Devido a sua expressividade, originalidade e ao seu trabalho como solista, o músico se tornou um dos baixistas mais requisitados da Europa.

Desde 1987, Kurmann lidera seu próprio grupo: o “Stephan Kurmann Strings”, que incorpora um quarteto de mestres das cordas (Adam Taubitz, Akiko Hasegawa, Matthijs Bunschoten, Daniel Pezzotti) e um quinteto de jazz formado pelos excepcionais Andy Scherrer (sax tenor), Adrian Mears (trombone), Julio Barreto (bateria) e Willy Kotoun (percussão) com os quais gravou quatro CD’s, todos elogiados pela crítica e muito bem aceitos pelo público.

No Brasil, Stephan tem trabalhando com: Magno Alexandre, Beto Lopes, André Queiroz, Lincoln Cheib, Cleber Alves, Chico Amaral, Juarez Moreira, Esdras “Neném” Ferreira, Ricardo Fiuza, Rudi Berger, Pascoal Meirelles entre outros.